Solucionando seus problemas com storage e backup online: como não correr riscos de perder dados.

Quanto mais dados são gerados, maior nossa necessidade de investir em backup e storage. Mais do que pensar em como e onde guardar tantos dados, precisamos investir em soluções que tragam maior segurança da informação e evitem perda de dados, um problema que acomete a maioria das empresas.

De acordo com o Cloud Wards, 44% dos dados são perdidos por mau funcionamento de sistemas e hardwares; outros 32% são perdidos em decorrência de falhas humanas; os demais motivos são softwares corrompidos (14%), vírus (9%) e desastres naturais (3%).

Parece algo impossível de acontecer, não é mesmo? Qualquer deslize pode comprometer a inteligência da sua empresa e afetar os resultados. Mas nós trouxemos algumas soluções, veja:

Use a estratégia 3-2-1

O backup nada mais é do que copiar sua base de dados em determinada data para manter as informações a salvo de qualquer um dos problemas que listamos anteriormente. Comete um erro grave quem faz apenas um backup ou então faz o backup na mesma máquina virtual onde a versão original está hospedada.

A estratégia 3-2-1 consiste em gerar três backups da sua base de dados, cada uma sendo armazenada em um dispositivo diferente, a fim de preservá-los até da pior onda de azar que sua empresa possa ter. Assim você tem um backup na nuvem, um backup físico e outro nuvem híbrida, por exemplo.

Se uma cópia falhar, você tem mais duas para garantir a continuidade dos negócios sem impactos significativos.

Confie na Hybrid Cloud

Backup e storage on-line sempre são um tema de preocupação porque alguém sempre tem um caso de alguém que confiou 100% em soluções virtuais e acabou com uma perda de dados significativa.

É aqui que entra a Hybrid Cloud, pois você pode fazer com que seus sistemas e aplicativos on-line rodem na nuvem pública, enquanto os dados, que são o que realmente importa para sua empresa, fiquem protegidos na nuvem privada.

As ferramentas acessam os dados para dar continuidade aos processos, contudo, qualquer problema de software não afeta o conhecimento empresarial armazenado.

Com capacidade para expandir seu storage infinitamente, é possível manter a segurança da informação e evitar a perda de dados por tecnologias com mau funcionamento.

Crie uma rotina de backup

Sabemos o quão demorado pode ser um processo de backup, assim como a recuperação de dados armazenados no storage. Isso faz com que muitas empresas criem rotinas de backup semanais ou até mesmo mensais, colocando em risco a segurança da informação.

O correto é ter uma rotina de backup automatizada, que execute os procedimentos de guarda e armazenagem de dados diariamente. Desta forma, sua empresa estará preservando totalmente o conhecimento gerado.

Se eventualmente ocorrer uma falha, a perda de dados será mínima, talvez nula. No momento da recuperação de dados, você também terá menos trabalho para analisar se algo foi perdido ou não, pois o intervalo de dados será menor.

Tenha procedimentos de verificação do storage

Mesmo que você tenha 3 backups de dados, sua empresa não está isenta de problemas de backup e storage on-line. Um pico de luz no momento em que o backup está sendo gerado pode corromper o arquivo ou uma falha sistêmica pode gerar um arquivo inválido.

Se a funcionalidade do backup não é verificada, você corre o risco de não ter acesso aos documentos de que necessita no momento em que precisar. Outro problema que pode surgir é ter os arquivos de backup excluídos do storage sem que você saiba, minando qualquer chance de recuperação.

Neste caso, é fundamental que sua equipe de TI tenha o máximo cuidado de, após realizado o backup, conferir se o arquivo é válido e se as informações foram salvas conforme o esperado.

Configure níveis de segurança

Como dissemos anteriormente, 32% dos dados são perdidos por falhas humanas, como exclusões indevidas. Isso representa um número alarmante para quem está em um mercado cada vez mais dependente de informações para tomar decisões de negócios.

Neste contexto, é essencial restringir o acesso aos dados da organização conforme a necessidade e setor de cada colaborador, deixando o backup disponível apenas para a equipe de TI, que poderá resgatar as informações caso algum acidente aconteça.

Soluções de backup e storage on-line permitem criar níveis de acesso segundo as necessidades da sua empresa, preservando a segurança da informação e evitando a perda de dados por falhas humanas.

Use o armazenamento com redundância

Soluções desenvolvidas para operarem em Hybrid Cloud podem replicar os dados de um servidor para vários outros, mantendo a segurança da informação. Os dados ficam armazenados em locais distintos, de fácil acesso e recuperação, atuando de forma ágil em situações de risco.

É o que chamamos de armazenamento com redundância, pois você tem o mesmo backup em vários locais. Se um falhar, outro está disponível para que você acesse os dados da empresa e dê continuidade à operação.

Como o backup fica disponível on-line, sua equipe de TI pode recuperar as informações a partir de qualquer local, mediante login e senha para acessar a nuvem corporativa.

Contrate uma solução robusta

Sempre que precisamos aumentar a eficiência e eficácia nos processos de backup e storage pensamos em altos investimentos e uma série de ferramentas a serem implementadas.

Mas, como a tecnologia avança a passos rápidos, já temos soluções completas que auxiliam empresas de todos os portes e segmentos a terem maior segurança da informação sem precisar combinar um mix de ferramentas que complique a vida dos colaboradores.

Este é o caso das soluções da HPE, que trazem segurança efetiva à informação da sua empresa, prevenindo riscos e atuando de forma proativa na resolução de problemas de backup e storage.

Por meio de tecnologias como essas, você tem controle total sobre os eventos que ocorrem com os dados empresariais e gerencia-os de forma centralizada e preventiva.

Não perca mais dados! Conheça as soluções de storage e backup da Telesul e proteja sua empresa!