Mapear Wi-Fi nunca sairá de moda: por que as redes sem fio são cada vez mais necessárias?

Mapear wi-fi tem sido uma prática comum entre todas as pessoas que dispõem de um dispositivo móvel com acesso a internet. O desejo constante é por se manter conectado em qualquer momento livre do dia ou enquanto se espera, por exemplo, por um atendimento. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, a necessidade de se manter conectado ao mundo externo, a qualquer hora e de qualquer lugar, fez crescer ainda mais a valorização pelas redes sem fio.

No mundo corporativo, os executivos responsáveis por redes de dados entrevistados pela Deloitte para a composição do estudo Os impactos da adoção de 5G e Wi-Fi 6 nas empresas brasileiras, acreditam majoritariamente que a conectividade sem fio avançada irá transformar suas empresas até 2023. Nesse período, 37% dos entrevistados planeja investir entre $ 50 e $ 100[1]  milhões na conectividade sem fio atual e avançada, incluindo gastos com pessoas, hardware, software e consultoria. E na sua empresa, em qual estágio está a adoção do wi-fi?

Por que o wi-fi é tão importante

A conexão cloud, sem fio, proporcionada pelo wi-fi é o que permite que uma organização mantenha colaboradores, máquinas, clientes, fornecedores e parceiros de negócios em conexão, independentemente de onde cada um está localizado. Por meio dela, muitos líderes migraram suas equipes do presencial para o remoto, sem atrito, e – mesmo à distância – mantiveram a gestão de performance

Quando bem estruturada e configurada, essa tecnologia ainda tem potencial para oferecer à empresa conexão mais rápida, com ampla cobertura e menor latência. No Brasil, a tecnologia acaba de ingressar na sexta geração, como bem detalhou o jornalista Bruno Bertonzin, em um artigo do site Canaltech.

10 benefícios das tecnologias cloud sem fio avançadas

De acordo com 39% dos executivos entrevistados pela Deloitte, a redução de custos é o principal benefício que as empresas desejam obter com tecnologias cloud sem fio avançadas. Mas não é só isso. Há, ainda, o desejo pela melhoria da eficiência (opinião de 37% dos entrevistados), por obter vantagens de novas tecnologias (31%) e por elevar a interação com os clientes (31%) e a segurança (31%). Outra parcela citou a necessidade de ter um ambiente digital mais favorável para criação de novos produtos ou serviços (25%), desenvolver novos modelos de negócio (24%), tomar melhores decisões (22%), elevar a experiência do funcionário (20%) e ter melhores produtos ou serviços (16%).

Duas soluções de rede sem fio para estar no radar do seu negócio

  1. Cloud wi-fi: eficiência no monitoramento, no gerenciamento e na segurança dos recursos de TI

Cloud wi-fi é uma das quatro soluções para melhorar a infraestrutura de TI de uma organização, ao lado do sistema de atendimento multicanal, da ferramenta de gestão de performance (Performance Tracker) e do cloud PABX. Por meio dele é possível garantir o monitoramento, o gerenciamento e a segurança dos recursos de TI de uma maneira bastante simples.

Uma forma estratégica de levá-la para dentro da sua empresa é por meio de um Programa de Managed Service Provider (MSP) ou Provedor de Serviços Gerenciados, que, na Telesul, com conta com a parceria da Aruba e é estruturado com as tecnologias do Wi-Fi 6, da Aruba Central e do Access Point Aruba AP-505.

Toda a solução é estruturada com amplo e constante monitoramento do NOC & Suporte Telesul. A oferta, ainda, se destaca por: oferecer a possibilidade de uma contratação maior inicial e um crescimento por demanda, de maneira gradual; ser adaptável a pequenas empresas, redes de lojas ou sites com poucos access points; e atender empresas de todos os segmentos.

  1. Wi-fi guest: um dos segredos das ações de marketing personalizadas

Hoje, tudo o que o cliente deseja é se sentir útil, ser tratado e abordado de uma maneira personalizada, com base em seus interesses, desejos e necessidades particulares. Nesse sentido, o wi-fi guest é uma excelente estratégia. A ação consiste em oferecer ao cliente acesso gratuito à internet desde que ele esteja dentro do estabelecimento. 

Para navegar gratuitamente, porém, é preciso que essa pessoa forneça alguns dados cadastrais básicos, respeitando as leis de proteção aos dados e também ao Marco Civil da Internet. Além disso, com base na navegação, é possível coletar dados do perfil da pessoa em questão. É importante que você saiba que mapear wi-fi é uma das primeiras ações do cliente ao entrar no seu estabelecimento.

XaaS: um conceito a ser considerado

Cada vez mais cresce a valorização por ter acesso aos benefícios oferecidos por um bem, sem a necessidade de ser proprietário do tal item. É dessa ideia que surgiu o conceito XaaS, acrônimo de Everything as a Service ou Tudo como Serviço. Dessa nova forma de pensar surgiram as soluções HaaS (Hardware as a Service) e SaaS (Software as a Service), entre tantas outras.

Nossa recomendação é que, diante da necessidade de adquirir uma solução de tecnologia, você avalie se vale a pena tê-la como um bem ou um serviço. Em muitos casos, a otimização de custos permite tanto aumentar as reservas financeiras do negócio quanto ampliar a capacidade de investimentos em iniciativas tão importantes quanto as de tecnologia.

Sabemos que, muitas vezes, na correria do dia a dia ou mesmo em períodos mais tranquilos, não é fácil fazer a gestão de performance do ambiente digital ou escolher a melhor estrutura de wi-fi, entre tantas outras decisões estratégicas relacionadas às áreas de TI e SI. Mas a nossa equipe está à disposição para auxiliar o seu negócio nessa jornada. Vamos falar mais sobre isso?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CTA-TELESUL_call-to-action-1-1024x260.jpg

Recomendamos