Por que investir em uma solução de Hybrid Cloud?

A busca incessante por eficiência, agilidade e escalabilidade tem levado as empresas a investirem em Hybrid Cloud, ou Nuvem Híbrida. A adoção de nuvens privadas cresceu de 63% para 77% em 2016, o que aumentou o uso de nuvens híbridas para 71%.

Essa tendência deve se consolidar nos próximos anos com a migração de boa parte da infraestrutura de TI das empresas para a nuvem, a fim de conquistar maior flexibilidade e elasticidade das soluções usadas no ambiente corporativo.

O que ainda impede que muitas empresas experimentem essa junção de on e off-line é a dúvida em relação às vantagens de uma Hybrid Cloud. E caso você se encaixe nesse perfil, pode conferir nossas dicas aqui!

O que é Hybrid Cloud

Quando se trata de privacidade e segurança de dados, todo cuidado é pouco. Mas também não podemos ficar parados, pois a tecnologia avança a passos largos e o futuro é a nuvem. Segundo o Gartner, até 2020 uma política corporativa sem o uso de soluções na nuvem será tão rara quanto uma empresa que não usa internet.

Mas ainda há dados que não queremos disponibilizar para qualquer um, certo? É aí que entra a solução hybrid cloud, pois ela combina sua nuvem privada (de acesso restrito à sua empresa) com soluções públicas, como Amazon, Google ou Microsoft Azure, potencializando sua capacidade de armazenamento e processamento de informações sem comprometer a segurança.

Dentre as soluções que estão sendo utilizados temos a virtualização de desktops; uso de aplicativos em nuvem, para armazenamento de dados; e softwares rodando completamente on-line e sendo pagos como serviços (SaaS), com mensalidades que se ajustam às necessidades da empresa.

Usando a estratégia correta de Hybrid Cloud, você amplia sua infraestrutura de TI e ganha elasticidade para trabalhar de acordo com a demanda em tempo real de sua empresa sem comprometer seus dados sigilosos e sem disponibilizá-los publicamente. O que ocorre é que você executa as aplicações na nuvem privada e se os dados crescem exponencialmente durante um intervalo de tempo curto elas buscam as informações de que precisam na nuvem pública.

Veja outras vantagens da nuvem híbrida:

Escalabilidade

Com o uso de recursos de cloud computing, a empresa ganha escalabilidade no armazenamento e processamento de informações. Conforme sua demanda cresce, você pode ampliar o espaço utilizado na nuvem pública, evitando ter que contratar um novo storage que seria útil apenas durante um intervalo de tempo.

Acessibilidade

As nuvens privada e pública podem ser acessadas de qualquer lugar, mediante login e senha de cada usuário. Essa facilidade permite que você mantenha seu time conectado à sua empresa o tempo todo, reduzindo a necessidade de deslocamentos e presença física na empresa para a tomada de ações.

Um exemplo bastante simples: imagine que seu servidor principal on premises deixou de funcionar. Ao invés acionar sua equipe interna de TI, a equipe de TI do seu provedor de nuvem pública é o responsável pela operação e manutenção deste servidor que está virtualizado na nuvem.

Se sua empresa precisa de um maior espaço de armazenamento temporariamente, existem duas opções: providenciar toda a infraestrutura de TI e mantê-la ociosa quando não houver necessidade ou então aumentar a capacidade da nuvem híbrida para atender a essa demanda e depois voltar ao normal.

Essa capacidade de extensão de recursos traz elasticidade e flexibilidade à sua estratégia, sem falar na economia de recursos, pois você pagará pelo aumento da demanda somente enquanto estiver usando um limite maior do que o contratado.

Maior nível de segurança

As afirmações de que as soluções na nuvem não são seguras são inverídicas. Os provedores de tais serviços investem em diversas camadas de proteção para que seus dados fiquem sob o mais absoluto sigilo.

Somando as tecnologias de segurança de dados dos provedores de nuvens públicas ao trabalho do seu time de TI na construção de camadas de proteção para a sua nuvem privada, fica muito mais difícil ser alvo de invasões e roubo de dados.

Redução de custos

Empresas que trabalham com grandes quantidades de informação precisam otimizar o uso das mesmas e sofrem pressão para reduzir os recursos empregados na gestão de dados. Utilizando uma abordagem de OPEX ao invés de CAPEX é possível  ampliar a infraestrutura de TI, ganhando elasticidade para trabalhar com a informação na hybrid cloud. Com isso, é possível reduzir a infraestrutura física dedicada à tecnologia da informação na empresa, como:

    • número de servidores físicos;
    • ampliação regular da capacidade de hardware;
    • espaço de armazenamento dos dados (storage);
    • instalação de softwares locais, que demandam mais recursos;
    • salas refrigeradas para instalação dos servidores;
  • equipe de TI in loco para manutenções e ações de rotina.

Como as soluções de hybrid cloud são escaláveis, você tem a possibilidade de aumentar a estrutura utilizada segundo sua empresa cresce, o que evita gastos iniciais desnecessários ou que venham a ser aproveitados somente muito tempo depois quando eventualmente esta tecnologia já está defasada.

Integração com outras aplicações

Esta é uma das vantagens mais utilizadas pelas empresas que já utilizam nuvem híbrida: a possibilidade de integrar uma série de recursos na nuvem, aproveitando o máximo potencial deles.

Sistemas de gestão empresarial (ERP), de relacionamento com o cliente (CRM), de automação de marketing, gestão de projetos, logística, atendimento, entre outros, podem ser conectados por meio de APIs, facilitando a construção de um Business Intelligence completo.

Os sistemas de segurança aplicados a um recurso podem ser estendidos aos demais, criando uma nova camada de proteção de dados que vai assegurar total privacidade tanto para seus clientes quanto para o conhecimento gerado internamente na organização.

Backup e recuperação de dados

Por fim podemos combinar o uso da nuvem pública e privada para se criar um ambiente que seja redundante em sites distantes, garantindo assim a sobrevivência da empresa mesmo em casos de greves de funcionários, inundações ou outro evento da natureza.

Os backups podem ser programados pela sua equipe de TI em horários alternativos ao do trabalho, tornando-se diários. Essa medida evita que dados importantes se percam ou que sua empresa fique paralisada num momento crucial por falta de acesso ao conhecimento armazenado.

Uma parte importante da segurança da informação hoje é garantir a proteção dos dispositivos móveis. Que tal se aprofundar no assunto?