A importância de sistemas ágeis e um backup seguro para sua empresa

A grande verdade é que é mais comum subestimar a importância de um backup seguro do que se pensa. Isso, naturalmente, até o momento em que acontece alguma coisa. Nessa hora, quem se precaveu e manteve a disciplina necessária, ainda que perca algum tempo, não tem maiores prejuízos. Hoje, vamos falar sobre a importância de evitar perdas de dados.

Certo dia você vai trabalhar e seu computador não funciona, ou houve alguma pane no sistema e, para o desespero de todos, não há backup das duas últimas semanas. O que fazer nestas horas? Na verdade, não há muitas alternativas: tudo vai ter que ser reconstruído pontualmente, garimpando informações e com uma enorme carga de rework.

Exatamente por isso, os sistemas seguros de backup são tão importantes como a manutenção das máquinas em si. Aliás, trabalhar de qualquer terminal hoje em dia tem ficado muito mais fácil. Por outro lado, já quando falamos de dados, a situação não é exatamente tão flexível: informação custa caro e dá trabalho de levantar tudo novamente.

Tipos de Dados

E por falar em informação, sobre que tipos de dados nos referimos? Tudo que conforme o patrimônio digital de sua empresa no que se relaciona a contatos, mensagens, informações financeiras, bases de dados, docs, planilhas, imagens e a lista pode seguir com muito mais itens. De fato, toda e qualquer informação que seja importante para sua rotina de trabalho, necessariamente, precisa ter um backup à mão.

O papel, tão comum para armazenamento antigamente, tem suas vantagens, mas é inviável hoje em dia. O formato digital, utilizado por e para praticamente tudo atualmente, por outro lado, requer que sejam feitas cópias de segurança caso ocorra alguma falha de hardware. recuperar informações é muito mais rápido do que reconstruir tudo do começo.

Além disso, consideremos que o ritmo aceleradíssimo de produção de informações, acumulação e difusão das mesmas se transformou em uma realidade em empresas do mundo todo. Os dados que as companhias gerenciam diariamente crescem em escala exponencial, principalmente em função do uso dos meios digitais e softwares multimídia.

E exatamente por isso, sob o ponto de vista estratégico, as informações representam o núcleo central de qualquer negócio. Companhias investem recursos, capital e esforços no desenvolvimento dos dados corporativos. E não é para menos, estas informações constituem, no final das contas, uma grande parte dos ativos de um empreendimento e têm valor inestimável. Perder isso é um luxo que não se pode permitir.

A boa notícia, nesse mar de preocupações, é que há inúmeras alternativas para resguardar este bem tão precioso.
Para falar de uma forma geral, há basicamente duas formas de fazer backups: manual ou automática. A primeira é mais comum em situações onde não é tão importante fazer cópias frequentes, além disso, podemos dizer que são menos práticas. É preciso escolher, todas as vezes, o que resguardar e mandar tudo para um disco externo, por exemplo.

A segunda, automática, é mais comum – e indicada – para empresas de todos os portes. Naturalmente, a automação demanda investimentos, mas elimina praticamente a zero o risco de perder tudo que a empresa desenvolveu e criou no que se refere à informação. Esta modalidade é mais confiável já que permitem um rápido restauro dos dados e mantém uma cópia em um ambiente externo.

Falhas humanas

A automação de sistemas ágeis de backup seguro tem várias vantagens. Entre uma das principais, podemos destacar a minimização de falhas humanas, mais do que possíveis, em função da rotina corrida e dos dias de trabalho mais caóticos.

Sendo assim, quando se identifiquem informações essenciais para o fluxo de trabalho, a melhor coisa a se fazer é incluir estes dados no processo de automação de backups. Esta é a melhor maneira de manter a integridade das informações e contar rapidamente com um restauro em casos de falhas.

Softwares e Serviços na Nuvem

Terceirizar a manutenção e procedimentos de backup, como citamos, é uma das alternativas para empresas. Para tanto, o que não faltam são serviços seja via software instalado localmente, como o Acronis, ou alternativas na nuvem, como o Microsoft Azure.

Também é importante destacar todas as plataformas de armazenagem de dados, planilhas, documentos e arquivos de todos os tipos que se popularizaram bastante e são bastante confiáveis, tais como Google DriveDropboxiCloud, One Drive, entre outros.

Tudo num só lugar

Indo além dos benefícios da segurança de contar com uma solução de backup segura, manter todas as informações importantes no mesmo lugar também contribui para uma melhor gestão da informação corporativa. É hora de acabar com a segregação dos dados em computadores diversos, contas de usuários vários e focar os esforços na acessibilidade da informação manter uma estrutura reduzida.

Para finalizar, nos interessa perguntar: sua empresa usa sistemas automáticos de backup? Conta com serviços na nuvem ou ainda faz tudo de forma manual? Certamente, você já deve ter se deparado com situações de perda de informações vitais e quando falamos que evitar a perda de dados é fundamental, é só lembrar de quando faltou se precaver para este momentos e fica bastante claro que não fazer backups não é uma opção.