O cliente está cada vez mais conectado, com acesso móvel, e interessado em resolver suas diversas questões do dia a dia com rapidez e sem burocracia. No contato com uma empresa, mais do que o canal utilizado, o que importa para o cliente é ter seu atendimento finalizado com uma solução satisfatória. Para atender as expectativas desse público, uma excelente opção é aderir ao sistema de atendimento multicanal. Mas um que inclua, entre outras funcionalidades, a automação do WhatsApp Business.
O que o atendimento multicanal oferece para a sua empresa
De imediato, o sistema de atendimento multicanal, também conhecido como omnichannel, oferece comodidade ao cliente, enquanto a sua organização se beneficia com a ampliação do serviço de atendimento e a oportunidade de acompanhar a jornada do consumidor de uma maneira mais eficiente. Ao estruturar essa operação, tenha atenção para que o projeto, no final, lhe garanta:
- comunicação unificada de todos os canais e de redes sociais por meio de um único sistema de gestão de atendimento;
- definição de planilhas e respostas pré-definidas para comunicação com o cliente;
- todas as informações importantes na mão dos operadores;
- aumento de lucratividade e redução de custos em telefonia;
- melhoria do atendimento independente da mídia; e
- automação do atendimento.
É preciso considerar também os benefícios que estão por trás da oportunidade de combinar dados online e offline da jornada de atendimento ao cliente. Essa integração de dados omnichannel é fundamental para que as equipes de marketing, vendas e negócio tenham insights para definir a estratégia comercial de forma assertiva.
Por que o WhatsApp Business é importante nessa estrutura
O WhatsApp se tornou um excelente recurso de vendas e atendimento ao cliente para as empresas, principalmente durante os meses de pandemia. De acordo com um estudo da ESPM, o aplicativo tem sido utilizado pela maioria dos brasileiros como ferramenta fundamental para as atividades do dia a dia nesse período de distanciamento social, com preferência de 97% entre os entrevistados. Além disso, a versão corporativa da ferramenta, conhecida como WhatsApp Business, permite classificar, automatizar e responder mensagens rapidamente para o cliente, respeitando o horário de trabalho do funcionário da sua empresa.
A força da união dos bots com o WhatsApp Business
Para agregar ainda mais inteligência no atendimento ao cliente, a sua empresa pode utilizar o WhatsApp em conjunto com os bots da Telesul. Com essa automação do WhatsApp Business, por meio da plataforma SapiosBot, o agente do call center fica com mais tempo disponível para direcionar esforços a ações mais estratégica, sendo acionado apenas quando se percebe que ele vá gerar real valor à experiência do cliente.
Um grande diferencial da SapiosBot é que ela pode ser integrada às ferramentas existentes no mercado, incluindo algumas que já façam parte da estrutura de TI da sua organização. Assim, o negócio ganha com:
- otimização do uso da mão de obra, tendo em vista que a equipe continua trabalhando com tecnologias que já usam e sabem como funciona;
- preservação dos investimentos feitos em licenciamentos ou aquisições de plataformas de hardware;
- escala, graças à integração das mídias e das equipes que as operam;
- redução das filas de espera e do tempo médio dos atendimentos;
- facilidade na comunicação entre a organização e o cliente;
- dinamismo com atendimento rápido e ininterrupto; e
- otimização dos processos.
Com a conexão com o bot, o WhatsApp Business se torna um braço a mais do atendente e contribui para que a jornada do cliente seja mais rápida e eficiente, aumentando a satisfação e fidelização desse público. Que tal aprimorar o sistema de atendimento multicanal da sua empresa? Nós podemos te ajudar! Fale conosco.