Descubra como garantir que o modelo híbrido de trabalho funcione sem prejudicar o atendimento ao cliente

Muitas organizações ainda não voltaram por completo aos escritórios. Algumas já decretaram o home office como modelo definitivo e outras pretendem implementar o padrão híbrido, permitindo que os profissionais atuem de casa ou do ambiente corporativo. Mas, do ponto de vista tecnológico, nesse novo momento, como fica a segurança digital e a estrutura em rede? Nesse post vamos te apresentar soluções para que você garanta a continuidade dos negócios com qualidade.

O potencial do trabalho remoto surpreendeu positivamente

Mais da metade dos executivos (62%) entrevistados pela Robert Half para o estudo Os Impactos da Covid-19 nos Negócios afirmaram que a expectativa sobre o que seria possível para seus colaboradores ou equipe alcançarem trabalhando de casa mudou positivamente durante a pandemia. De acordo com o estudo, essa percepção se deve a alguns fatores: a continuidade dos negócios foi garantida; a produtividade e colaboração foram mantidas; a substituição de reuniões presenciais por videochamadas mostrou-se igualmente eficaz; manter as relações de trabalho não foi tão difícil como se esperava; os níveis de atendimento aos clientes foram mantidos; e implantar plataformas de tecnologia e colaboração provou não ser tão difícil ou caro.

Quatro formas de garantir a eficiência do modelo híbrido de trabalho

O estudo da Robert Half mapeou, ainda, que 84% dos profissionais entrevistados gostariam de poder trabalhar mais vezes de casa. Na visão deles, essa flexibilidade lhes garante economia de tempo e dinheiro. Além disso, boa parte desse grupo revelou que se sente mais produtivo e menos distraído no ambiente doméstico. Mas para garantir esse bem-estar ao funcionário, sem perder de vista os objetivos de negócio da companhia e a segurança digital, é fundamental que a organização se apoie nas soluções de tecnologia adequadas. Aqui, vamos citar quatro delas.

1. Cloud wi-fi

Ter uma rede wi-fi na nuvem é a certeza de disponibilidade ininterrupta, além de poder beneficiar tanto os colaboradores que estejam no escritório quanto aqueles que estejam trabalhando de maneira distribuída. A solução Cloud Wi-Fi oferecida pela Telesul é de simples e rápida implementação, podendo ser adquirida por empresas de todos os portes. A ferramenta opera com uma central de monitoramento intuitiva que facilita o monitoramento e a restauração de pontos de acesso e switches, além de gerar relatórios variados, oferecer suporte técnico completo, gerenciar os ativos e garantir segurança digital na conexão https. Tudo com economia de custos e redução de recursos técnicos.

2. Segurança e Controle de Acessos

É possível identificar e classificar os usuários que estão utilizando o ambiente digital da sua organização por meio de uma solução de Segurança e Controle de Acessos, que pode ser incorporada a qualquer rede. Assim, elimina-se a vulnerabilidade do ambiente com o aumento da segurança digital. Isso é possível porque a tecnologia da ferramenta tem capacidade de avaliar as permissões por meio de dados contextuais com base na função dos usuários, nos tipos de dispositivo e na data, no horário e na localização do acesso. Esta solução permite, inclusive, que empresas adotem BYOD (bring your own device) com segurança, já que há o controle de conexão de dispositivos móveis em sua rede.

3. Cloud PABX

Com a tendência do modelo híbrido de operação, já não faz mais sentido que as empresas invistam muitos recursos em infraestrutura em geral, incluindo a área de atendimento. É possível reduzir o custo, sem prejudicar o atendimento ao cliente, por meio do Cloud PABX Avaya Powered. A solução unifica todos os sistemas de comunicação da empresa – incluindo novas tecnologias e as já utilizadas pela companhia -, opera na nuvem pública ou privada, facilita a colaboração entre os times e oferece dados para avaliar a jornada do cliente. Além disso, tem um custo atrelado diretamente ao uso. Ou seja, uma excelente relação custo-benefício.

 4. Gestão de Performance

Para os gestores, um dos grandes desafios do modelo de trabalho remoto ou híbrido é definir, mensurar e ajustar os padrões diários de produtividade da equipe com base nos objetivos e necessidades do negócio. Para ter dados reais em mãos, que lhes permitam definir melhores estratégias, uma opção é aderir a solução Performance Tracker, software de gestão de performance que permite o mapeamento e o acompanhamento desse desempenho. Trata-se de uma excelente estratégia de melhoria contínua do trabalho da equipe, garantindo a boa entrega dos resultados.

O mundo já não é mais o mesmo e o ambiente corporativo está acompanhando esses movimentos. Nesse cenário, o melhor caminho para manter a competitividade entre as organizações de destaque, é buscar adaptação para operar a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Contar com o apoio do parceiro de tecnologia certo nesse processo faz toda a diferença. Vamos marcar uma reunião? Fale conosco.

Recomendamos