Comunicação unificada: por que ela é considerada a estrela do atendimento ao cliente na pandemia

Dificilmente saímos de um momento desafiador da mesma forma que entramos. Muitas vezes, existe a chance de evolução. E é isso que tem acontecido com algumas organizações nessa pandemia, entre as quais, aquelas que adotaram ou refinaram o atendimento humanizado ao cliente, a experiência multicanal e a gestão da performance.

Isso aconteceu porque, com o distanciamento físico de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, muitos líderes de negócio se viram diante da necessidade de acelerar os movimentos de transformação digital. O objetivo primordial era permitir que as pessoas mantivessem contato com organização de uma forma rápida, desburocratizada, eficiente, fluida e segura.

Nesse cenário, cresceu a valorização pelo conceito da comunicação unificada. E é sobre ela que vamos falar neste post.

O que é comunicação unificada?

Como o próprio nome sugere, trata-se da união de um conjunto de soluções de comunicação. O objetivo dessa centralização é elevar a qualidade da experiência do usuário. Mas não é só isso. Uma boa ferramenta tem potencial para aumentar a eficiência da operação, a qualidade na gestão das ações e a produtividade da equipe, além de otimizar custos.

Expansão desse mercado

De 2021 a 2028, o mercado global de comunicação unificada, atualmente avaliado em US$ 78 bilhões, deve ter um crescimento anual de 20,5%, de acordo com dados da consultoria de negócios Grand View Research. Parte desse crescimento se deve aos movimentos da pandemia, que exigiu das organizações oferecer a clientes e colaboradores uma experiência mais fluida no ambiente digital. 

Microsoft Teams: um exemplo de comunicação unificada eficiente

Com as equipes trabalhando de maneira distribuída, a Microsoft Teams foi uma das soluções encontradas por muitas organizações ao redor do mundo para simplificar, centralizar e padronizar os processos de comunicação e de colaboração entre os membros do time e com clientes e parceiros de negócio. Trata-se de uma plataforma unificada por meio da qual é possível:

  •       participar de bate-papo por vídeo e texto;
  •       receber, realizar e gerenciar ligações telefônicas; e
  •       armazenar e compartilhar arquivos.

Quatro benefícios da solução

        Simplificação no gerenciamento dos sistemas de comunicação
        Integração de funcionários com fornecedores e clientes
        Redução dos custos com deslocamentos de pessoas
        Velocidade no acesso aos integrantes dos times

 

Com o crescente uso da mobilidade, cada vez mais as equipes usam plataformas diferenciadas para se comunicarem entre si, com clientes e com parceiros, o que pode gerar problemas com segurança da informação, além de agregar complexidade para a área de TI gerenciar diversos sistemas.

Definir a melhor solução para o negócio não é tarefa fácil. Mas nós temos uma equipe técnica e de consultores altamente qualificada e certificada para auxiliar a sua organização a fazer as melhores escolhas. Vamos falar mais sobre isso?

 

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