Cloud wi-fi: você sabe o que é e por que vale a pena?

Cloud Wi Fi vale a pena?

Equipes de trabalho híbrido, compostas pela mescla de profissionais que exercem suas funções remotamente e outros que atuam no ambiente físico/presencial, agora são parte permanente do mercado de trabalho brasileiro. Essa é a nossa percepção e de 91% dos 387 líderes que participaram das pesquisas da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half.

Nesse cenário mais flexível, acreditamos que o cloud wi-fi é uma das quatro formas de garantir a continuidade do negócio sem prejudicar a continuidade da operação, incluindo o atendimento ao cliente. E é sobre essa ágil, econômica e poderosa ferramenta que vamos falar neste post.

Por que oferecer um wi-fi corporativo aos colaboradores

O wi-fi corporativo se diferencia pela alta performance, com capacidade para receber um elevado  volume de dados. Além disso, por meio dele é possível oferecer toda a segurança da informação que o seu negócio precisa. Afinal, com a equipe trabalhando de forma distribuída, fica difícil garantir que todos os membros do time vão conseguir por conta própria garantir que estejam acessando uma rede segura para acessar os dados da companhia, não é mesmo? Por meio dessa solução de teletrabalho, entrega-se na residência do colaborador um ponto de wi-fi com acesso a recursos, impressora de rede, ferramentas, PC de mesa e telefonia VOIP. A entrega é feita sem a necessidade de deslocar especialistas para fazer alterações no dispositivo do funcionário ou qualquer outra alteração e garante que os dados da empresa estarão sendo tratados com o nível de segurança e estabilidade necessários para a operação da empresa.

Por que o wi-fi deve estar na nuvem

Conexão com economia, segurança, mobilidade e disponibilidade. Esses são os principais benefícios desfrutados pelas organizações que optam pelo Cloud Wi-Fi. Trata-se de uma solução economicamente acessível a organizações de todos os portes, já que é escalável, ou seja, com a opção de pagar pelo uso. Podendo-se expandir ou reduzir os limites de acordo com a necessidade do negócio. Além disso, essa versão opera com uma central intuitiva de monitoramento e alta capacidade de restauração de switches e pontos de acesso. Por meio dessa solução, é possível gerar relatórios variados de performance, oferecer suporte técnico completo, garantir a segurança digital na conexão https e gerenciar os ativos digitais da companhia.

WiCast: destaque entre as soluções existentes no mercado

Solução de Wlan da Aruba, o WiCast oferece gerenciamento cloud que inclui hardware, software e suporte. A ferramenta se diferencia por ser flexível, escalável e segura, além de apresentar alta disponibilidade e oferecer mapeamento dos usuários da rede, tanto com relação às suas localizações quanto às suas experiências no ambiente. Tudo dentro do “100% as a service”, o que se traduz em otimização dos custos de maneira significativa, enquanto exclui do escopo da equipe interna de TI as preocupações com obsolescências e upgrades do ambiente. 

Acessibilidade e segurança devem andar de mãos dadas

Não há dúvidas de que o cloud wi-fi é uma excelente opção para organizações interessadas em expandir os negócios. A questão é que os riscos de ataques cibernéticos aumentam sempre que se aumenta o perímetro. No caso do trabalho remoto, os perímetros simplesmente deixam de existir. Por essa razão, é muito importante que as empresas invistam na aquisição de ferramentas e políticas de segurança e controle de acesso. Essa é uma excelente forma de monitorar e proteger a troca e o fluxo de dados da companhia, mitigando a vulnerabilidade da rede e aumentando a segurança do ambiente. Por meio do cloud wi fi é possível, inclusive, estabelecer parâmetros considerando função dos usuários, tipos de dispositivos utilizados e localização do colaborador, além de data e horário liberado para acesso.

Inclua a gestão da performance nas estratégias desse novo momento

O estudo da Robert Half mostra que uma parte dos líderes que ainda resiste a confiar na eficácia do trabalho híbrido, cita a dificuldade de controlar a produtividade dos profissionais como um dos obstáculos para que esse modelo de operação se estabeleça. Nossa recomendação é que os gestores revejam o seu conceito sobre o home office daqui para frente, pois trabalhar de qualquer lugar já é uma realidade global.

Essa flexibilidade que, há tempos é desejada pelos profissionais, pode, inclusive, se tornar um diferencial da sua organização para atrair e reter os melhores talentos. No lugar de resistir a esse movimento causando queda nos resultados, considere aderir a ferramentas que auxiliam medir a performance das equipes em trabalho distribuído, com capacidade de mensurar, definir e ajustar padrões de produtividade diariamente, com base nos objetivos do negócio.

Nós sabemos o quanto essa aceleração da transformação digital tem sido desafiadora para as companhias. Diariamente, buscamos informações no mercado de tecnologia e conversamos com líderes e decisores para nos mantermos atualizados sobre gaps e oportunidades desta nova Era.

 Temos muito a compartilhar com você e sua equipe. Vamos agendar uma reunião?

 

Recomendamos