Os benefícios de expandir o seu Data Center para a Hybrid Cloud

O uso de infraestrutura como serviço tem avançado muito nos últimos anos. De acordo com 2016 State of the Cloud Report, o uso de nuvem privada aumentou 12% no último ano e o uso da Hybrid Cloud sofreu um acréscimo de 13% no uso por parte da empresas.

A combinação de nuvem pública com nuvem privada é a escolha mais enfatizada pelos profissionais do setor de TI como solução para expandir Data Center e obter maior agilidade na operação. Mas, além disso, quais são os benefícios que essa tecnologia pode trazer para sua empresa?

Expansão da capacidade do Data Center

Quando o custo para expandir Data Center fisicamente é alto, uma alternativa é optar pela Hybrid Cloud para garantir a escalabilidade do armazenamento e processamento dos dados.

Quando você faz a análise de custos envolvidos no projeto de expansão física, pode identificar que a aquisição de novos racks, ampliação do sistema de resfriamento e compra de novos equipamentos supera o orçamento disponível.

Neste caso, a Hybrid Cloud entra como uma solução de fácil acesso – econômico e de implementação, permitindo que a empresa aumente suas vendas conforme suas unidades de negócio evoluam sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura de TI.

A nuvem pública funciona como uma extensão do seu Data Center, utilizando uma conexão VPN Ipsec para criar uma rede de sobreposição, facilmente operada pelo seu time de TI.

Todos os seus protocolos de segurança e melhores práticas podem ser transportadas para a nuvem, mantendo o alinhamento nas diretivas da empresa em relação à privacidade de dados.

Elasticidade computacional

A dinâmica mercadológica nem sempre é previsível. Existem momentos em que necessitamos expandir Data Center e depois reduzir novamente a estrutura para seguirmos com uma operação mais enxuta e orçamentos mais adequados.

Aqui, a nuvem híbrida se torna uma grande aliada, já que você pode contar com a elasticidade computacional oferecida pela tecnologia para ampliar a capacidade operativa da empresa em momentos de grande demanda, retornando à estrutura inicial quando seja conveniente ou ainda reajustando suas necessidades de acordo com a sazonalidade do negócio.

Caso não existissem soluções de Hybrid Cloud, provavelmente você investiria em um novo hardware, que acabaria sendo subaproveitado após a passagem do período de maior demanda. O impacto financeiro seria imediato e o investimento não traria o retorno esperado no curto – médio prazo.

Otimização da rede

Ao expandir o seu Data Center para a Hybrid Cloud, você tem a oportunidade de transferir parte do trabalho mais pesado da rede on-premise (interna) para a nuvem, melhorando a disponibilidade de sistemas, a segurança de dados, a escalabilidade da operação e a confiabilidade da conexão.

Filiais da empresa podem ficar conectadas por meio da nuvem híbrida, compartilhando todos os recursos. Assim, reduz-se a necessidade de aquisição de licenças de software e novos hardwares para cada unidade.

Você pode ainda potencializar suas soluções de segurança, como firewalls e detectores de intrusão (IDS), aumentar o controle sobre os dados da empresa e otimizar a largura de banda do Data Center.

Mobilidade corporativa

Quando você expande seu Data Center para a nuvem, está conferindo mobilidade às suas operações, conectando pessoas à sua central de inteligência onde quer que elas estejam.

Diretores, CEOs, CIOs, gerentes e profissionais que tomam decisões em nome da marca podem acessar dados com facilidade, bastando uma conexão de internet disponível.

A previsibilidade de riscos ao negócio também se torna mais eficiente, já que todo o conhecimento adquirido ao longo da atividade empresarial está disponível a qualquer hora e em qualquer momento.

Dessa forma, é possível tomar decisões consistentes em tempo real, aproveitar as oportunidades que se apresentam em reuniões ou viagens de negócios, atualizar a matriz sobre as operações de filiais e conquistar competitividade.

Redução de custos

Num primeiro momento, o investimento em Hybrid Cloud pode parecer pouco atrativo para algumas empresas. O custo de manutenção da infraestrutura pode se manter estável, gerando preocupações com o orçamento de TI. No entanto, quando falamos em nuvem híbrida, estamos falando em escalabilidade. Com o mesmo custo mensal você pode obter mais do seu investimento, gerando lucratividade para a empresa.

Imagine a seguinte situação: uma organização que possui um Data Center, hospedado em nuvem privada, decide abrir uma filial em outro estado. Ela pode trabalhar com dois sistemas apartados, buscando uma forma de consolidar os dados posteriormente, ou então expandir a solução para a nuvem híbrida, integrando ambas operações.

A segunda opção é a mais vantajosa, tendo-se em vista o ganho de agilidade na gestão informacional e a diminuição dos recursos empregados. O compartilhamento do Data Center é apenas um dos benefícios.

A manutenção é feita apenas uma vez, a transferência de dados é feita de forma automática, o desempenho da equipe aumenta e as aplicações de segurança são as mesmas.

Gestão simplificada

Um dos grandes desafios empresariais é ter uma gestão de TI simplificada, que permita identificar as necessidades da equipe provê-la com os recurso certos para maximizar a produtividade e os resultados.

Ao expandir o Data Center para a Hybrid Cloud, você está ampliando as possibilidades da organização em contratar soluções que tragam uma visão mais abrangente sobre as operações, focadas no comportamento dos usuários.

Esse novo ponto de vista sobre o uso de recursos tecnológicos permite implementar soluções com maior agilidade, simplificar as operações, configurar e monitorar os recursos de rede e armazenamento com apenas uma linha de código, maximizando a performance do seu time.

A gestão de toda a infraestrutura de TI é feita por meio de uma única interface, de fácil acesso e análise intuitiva. Não é preciso ter uma equipe de especialistas monitorando as atividades o tempo todo, o que também otimiza o aproveitamento da sua equipe em atividades estratégicas da organização.

Foco em OPEX

CAPEX e OPEX são termos frequentemente utilizados na TI e, na maioria das vezes, quando ouvimos CAPEX, o financeiro logo coloca mil e uma barreiras a qualquer investimento. Isso é natural, já que a infraestrutura física de TI é limitada e exige a aplicação de mais e mais recursos.

Expandir o Data Center para a Hybrid Cloud significa colocar sua empresa focada em OPEX, isto é, melhoria da operação. A tecnologia empregada na Hybrid Cloud é atualizada por conta do fornecedor da solução, eximindo sua empresa de custos de manutenção e atualização tecnológica.

Como os recursos são elásticos, você usa e paga somente por aquilo que realmente necessita, permitindo um controle de custos mais eficiente e um retorno sobre o investimento condizente com a realidade da empresa.

Decidiu expandir seu Data Center através da tecnologia de Hybrid Cloud? Entre em contato conosco, nós temos uma solução que se encaixa perfeitamente ao seu negócio!