Atendimento humanizado é aquele que preza pela sociabilidade, empatia, personalização e cuidado com cada cliente. Ele pode ser aplicado em diversos tipos de serviços, mas aqui vamos falar especificamente do atendimento eletrônico. E, começamos respondendo a pergunta do título do post: sim, é possível ter um atendimento humanizado no call center. Leia o post e entenda como.
Primeiro passo: tenha uma URA com reconhecimento de voz e AI
Para otimizar a operação do call center, empresas de diferentes portes e segmentos contam com o apoio de uma Unidade de Resposta Audível, a famosa URA. Trata-se de uma tecnologia que atende a chamada automaticamente e direciona o cliente para a fila ou área desejada.
Você pode gerar humanização do atendimento ao cliente e melhorar a experiência dele aderindo a uma URA humanizada equipada com duas tecnologias importantes para a satisfação do cliente e otimização da operação:
1.Reconhecimento de voz
Isso quer dizer que, ao acessar o seu contact center, o seu cliente não precisará ouvir o menu de opções para dar sequência ao atendimento. Será necessário, apenas que, quando solicitado, ele diga qual questão quer resolver.
2. Inteligência artificial
Na prática, um robô conversa antecipadamente com o cliente, coletando e armazenando dados que vão ser usados no momento e durante todo o relacionamento da marca com essa pessoa. Com essa ação, a empresa tem a chance de reunir uma série de informações importantes sobre o perfil do seu público-alvo, incluindo produtos de preferência, satisfação com a marca, desejos e necessidades, entre outros fatores.
Oito benefícios do atendimento humanizado no call center
Muitos clientes têm verdadeiro pavor de contato com o contact center por considerar que, em geral, o atendimento é muito demorado ou cansativo. Porém, devido a presença dos assistentes virtuais inteligentes (Bots), a URA humanizada tem a capacidade de desenvolver e aprimorar o atendimento ao se alimentar das informações que recebe ao longo do dia, seguindo os conceitos de Machine Learning (Aprendizado de Máquina). A seguir, listamos oito benefícios do atendimento humanizado no call center:
- aumento da satisfação e retenção do cliente;
- redução do tempo médio de atendimento;
- otimização das posições de atendimento;
- atendimento ininterrupto ao cliente;
- redução de custos operacionais;
- diminuição de desistências;
- personalização do contato; e
- atendimento imediato.
Invista na comunicação unificada
Para elevar o nível de atendimento do seu contact center e a satisfação dos clientes, integre a sua URA com reconhecimento de voz e Inteligência Artificial a uma plataforma de atendimento multicanal. Com essa ação, será possível centralizar e cruzar informações coletadas durante o contato com o cliente, seja por meio da URA, dos chats, das redes sociais ou das mensagens instantâneas. Para garantir um sistema de Business Intelligence ainda mais completo, pode-se, ainda, integrar essa plataforma com ferramentas de CRM e ERP da organização. Assim, o gestor do call center terá dados confiáveis para:
_ fazer análises de dados da empresa;
_ traçar estratégias de negócio
_ propor ações.
Em geral, o atendimento eletrônico é a primeira opção de contato dos clientes novos. Então, como dizem que a primeira impressão é a que fica, não perca a oportunidade de surpreendê-lo com um atendimento humanizado e comunicação unificada. Nós podemos te ajudar.